Servidores da saúde participam de oficina voltada à humanização no atendimento em Alto Araguaia

Por Thays Aguiar (Estagiária) | Assecom/AIA

Melhorar o atendimento ao público e conscientizar sobre o tratamento humanizado. Com este propósito que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) reservou três dias para que os servidores participem de oficinas do Projeto Humanizar. A iniciativa de capacitar os profissionais surgiu através do procurador jurídico do município, Marlon Arthur Paniago, em parceria com a SMS. A ação teve início na segunda-feira (27) e finalizada nesta quarta-feira (29).

Dividido em turnos, servidores das equipes de limpeza, recepção, almoxarifado, vigilantes, motoristas, técnicos, enfermeiros, médicos e demais funcionários da pasta participaram dos encontros.

Com dinâmicas e vídeos, a psicóloga da Facilita Gestão Pública Brasil, Jeiziane Mendonça da Silva, abordou a humanização do atendimento na saúde pública. “O intuito da capacitação é ter os três setores falando a mesma língua para que haja de uma forma efetiva o melhoramento dos serviços prestados. A população vai ter um atendimento mais qualificado e objetivo”, pontua.

Para o agente administrativo de saúde Jefferson Correa, que atua há oito anos como servidor público, a capacitação vem de encontro com as necessidades. “Nosso dever é procurar atender cada vez melhor a comunidade em todos os setores da saúde”, comenta.

De acordo com Marlon Arthur Paniago, a intenção é que seja dado continuidade e estendido para os demais setores da administração pública. “Além dessa, outras medidas estão sendo pensadas que visam não somente melhorar o atendimento, mas também reconhecer o trabalho dos servidores públicos municipais”, ressalta. O procurador jurídico ainda ministrou uma oficina sobre humanização e ética profissional.

Durante a primeira etapa do projeto, houve também a participação do advogado representante dos Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Roniclei Elias, e o Delegado de Polícia Civil, Carlos Roberto. Ambos abordaram a postura ética profissional.